sábado, 20 de setembro de 2008

DICAS

Vista: só sobrou ele, então tire o máximo do sistema operacional

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/07/18/vista-so-sobrou-ele-entao-tire-o-maximo-do-sistema-operacional)

Robert Strohmeyer, da PC World/EUA

16/07/2008

Na falta de opção na plataforma Microsoft, veja uma coleção de dicas para extrair o que há de melhor no sistema operacional.
so_o_vista_150
Agora é oficial: em 30 de junho, o Windows XP curtiu seu último dia como sistema operacional disponível para o consumidor. Desde então, sua disponibilidade se reduziu a alguns casos restritos.
Pessoas que já possuem PCs com XP continuarão a ter suporte da Microsoft até 2014 (se seus computadores durarem tudo isso), mas todos os outros têm suas opções de Windows reduzidas a uma só: o Vista.
Estigmatizado por seu desempenho lento, recursos irritantes de segurança e compatibilidade incerta para muitos equipamentos, o Vista fez por merecer sua má fama. Mas agora que ele é a única opção na praça para os usuários de PCs convencionais, você deve tirar o melhor proveito dele.
Leitores e editores de PC World gastaram incontáveis horas fuçando em todos os menus e opções do Vista, ajustando e incrementando seu desempenho. E nós achamos inúmeras de formas de domar as peculiaridades e defeitos desse SO meio maligno, meio maldito. Eis uma amostra do que nós encontramos.

Acelere o Windows Vista
O Service Pack 1 do Vista pode não dar muito vigor extra a seu sistema –
mas há outras formas de aumentar a velocidade do SO. Gastando alguns minutos (ou alguns reais), otimizar seu PC com Vista pode fazê-lo ter mais gás perceptivelmente.
Torne o Controle de Conta do Usuário (CCU) algo que funcione pra você
Veja também alguns alertas sobre como manter a proteção de seu PC sem ter que aturar as interrupções constantes do CCU. Logar como um usuário com menos privilégios é uma forma de consegui-lo. Quanto menos privilégios seu perfil tiver, mais seguro estará seu PC.

LastOS_1

Para uma experiência mais segura, rebaixe uma conta extra para o nível de um usuário-padrão e faça o login por meio dela sempre que planejar fazer tarefas em geral no seu PC com Vista. Como você estará trabalhando como um usuário menos privilegiado, você não poderá fazer ações que ativem a interferência do CCU.

Ative a ferramenta de captura de telas no Vista
O utilitário Snipping Tool do Vista está ausente em algumas versões do sistema operacional. Mas nós temos uma
dica muito útil de como ativar essa ferramenta se você a tem ou de como obtê-la se não tem.
Acrescente os recursos do Vista Ultimate à versão Home Premium
As diversas e confusas diferenças entre as edições do Vista levaram muitas pessoas a optar pelo Home Premium (389 reais) em vez da versão completa Ultimate (649 reais) . Felizmente, você pode
colocar no Home Premium vários recursos do Ultimate – muitos dos quais de graça.
Dicas poderosíssimas diretamente do guru da Microsoft
Desempenho fraco do sistema é o foco da coletânea de dicas do editor da PC World/EUA, Erik Larkin, para ajudá-lo a obter a melhor performance no seu PC com Vista.
Resolva problemas com fragmentação
Em resposta a uma dúvida de leitor, explicamos como lidar com o
utilitário de desfragmentação do Windows Vista em modo de segurança.

LastOS_2

A barra de ferramentas do Vista tem os ícones de sua barra Quick Launch organizados numa fileira própria.

Diminua os problemas de hardware com o Vista
Se você planeja mudar para o Vista, dê uma olhada nas nossas dicas para migrar tranquilamente de SO.
Por exemplo, veja orientações sobre como checar o Gerenciador de dispositivos do Vista para periféricos e equipamentos que o sistema considera problemáticos: na lista de hardware do gerenciador, todos os itens mal-vistos estarão com uma exclamação dentro de um triângulo amarelo, como na imagem.

LastOS_3

Cheque o Gerenciador de dispositivos do Vista para ver se há periféricos ou aparelhos que o SO considera problemáticos – eles serão sinalizados como na imagem.


Antivírus gratuitos

Daniel dos Santos
31-01-2006

Ferramentas para varrer os vírus de seu computador

Gratuito apenas para uso sem fins comerciais, o AVG Free Edition é muito parecido com a versão paga. Ao ser confrontado com os mesmos vírus utilizados no teste de pacotes de segurança pagos, a edição sem custo brecou exatamente o mesmo número de ameaças (64 pragas, em 87 possíveis) – um desempenho razoável. Porém, não espere textos em português nem suporte técnico.

Muito mais amigável que o AVG, o Avast! 4 Home Edition traz interface em vários idiomas, inclusive o português, e foge do visual sério dos programas antivírus.

É possível até escolher diferentes skins. Sua instalação e configuração são fáceis. Encontrou uma praga? O programa, que monitora o sistema em tempo real, exibe mensagens bem explicadas. Nos testes, teve bom desempenho, identificando 73 ameaças.

Detecção também não é problema para o BitDefender 8 Free Edition. Seu resultado foi semelhante ao apresentado pelo Avast. Porém, o próprio fabricante adverte que o produto é mais indicado como scanner de programas do que como uma solução completa de antivírus, já que não possui proteção em tempo real. Sua interface em inglês é simples e funcional e permite atualizações automáticas.

Além da interface simples e intuitiva (mas em inglês), o AntiVir Personal Edition oferece bom nível de identificação de ameaças (71 em 87 amostras infectadas). Ao identificar uma praga virtual, o programa dispara um alerta sonoro, além de uma mensagem sobre a ocorrência. Exibe incômodas mensagens publicitárias e permite programar varredura periódica e atualizações do programa.

AntiVir Personal Edition
Avaliação: 7
http://www.free-av.com/

Avast! 4 Home Edition
Avaliação:8
www.pcworld.com.br/avast4

AVG Free Edition
Avaliação:7
www.pcworld.com.br/avgfree


BitDefender 8 Free Edition
Avaliação: 6
www.pcworld.com.br/bitdefenderfree
Dicas contra e-mails falsos
Introdução
A cada dia surgem na Web e-mails falsos, usando o nome de bancos, de desenvolvedores de software e antivírus, de lojas on-line, de sites de segurança, de sites de notícias, de serviços na internet, enfim. O objetivo dessas mensagens é quase sempre o de capturar informações do internauta, como senha de bancos, por exemplo. Veja a seguir, dicas para identificar e evitar estas "armadilhas".
1 - Desconfie de ofertas generosas

Os e-mails falsos usam nomes de empresas e oferecem produtos ou serviços muito generosos. Em casos de banco, por exemplo, os e-mails oferecem seguro grátis, prêmios em valores altos e cartões de crédito. Mas geralmente, tais e-mails pedem para o usuário "atualizar" seus dados através de um suposto formulário que segue em anexo, ou direcionam o internauta a um link, onde deve-se preencher os campos com suas informações pessoais, incluindo senhas. Bancos não pedem senhas de seus clientes em cadastros. Todas as instituições possuem políticas de segurança para lidar com essas informações e não há razão para o banco pedir sua senha pela internet;
2 - Desconfie do endereço

Você recebeu um e-mail do banco Itaú e o link aponta para itau1.com. O banco tem um domínio conhecido (itau.com.br) e portanto, desconfie se o endereço no e-mail apontar para um site semelhante. Muitas vezes, o endereço aparece certo para o internauta, mas ao passar o mouse por cima do link o verdadeiro endereço é mostrado. Estes sites geralmente tem a mesma aparência do site verdadeiro, o que engana o internauta. Portanto, esteja sempre atento quanto ao endereço do site;
3 - Não clique em links cujo final termina em .exe

Você acaba de receber um cartão do Yahoo ou do BOL. Ao passar o mouse por cima do link, o mesmo termina com .exe ou .zip. Nestes casos, jamais clique no link, pois o computador fará download de um arquivo executável, que poderá servir de espião em sua máquina e transmitir todo o tipo de informação ao criador programa. É muito importante estar atento ao link, pois os e-mails quase sempre são cópias fiéis dos e-mails verdadeiros, usando, inclusive, o mesmo logotipo e layout da empresa em questão. Além disso, se você recebeu um cartão on-line do BOL, não há motivos para o cartão estar disponível num site gratuito da Tripod;
4 - E-mails falsos mais comuns

Os e-mails falsos mais comuns são os que usam o nome de bancos, como Banco do Brasil e Itaú, de empresas de software, como Microsoft e Symantec, de programas de TV, como Big Brother Brasil, de lojas on-line (oferecendo prêmios ou descontos mirabolantes), como Americanas.com, de cartões virtuais, como Yahoo e BOL, onde o usuário clica num link fajuto acreditando que vai visualizar o cartão, nome de sites de notícias, oferecendo um programa para que o internauta veja as notícias em tempo real, enfim;
5 - O remetente pode ser falso

Você recebe um e-mail com um arquivo anexo ou com um link e desconfiado vê o remetente. O mesmo aponta para suporte@microsoft.com.br. Sendo assim, você acredita que o e-mail é verdadeiro. Cuidado! Os e-mails falsos conseguem fingir serem endereços reais para enganar o internauta;
6 - Assuntos atuais

Os e-mails falsos podem explorar assuntos atuais. Portanto, desconfie se receber e-mails sobre atualidades sem você ao menos ter solicitado;
7 - Se pedir download, esqueça

E-mails falsos podem te oferecer "ótimos" serviços gratuitos, mas é necessário fazer download de programas. Não o faça, caso contrário você poderá ter um "espião" em seu computador;
8 - Se tiver dúvidas, pergunte

Se você recebeu um e-mail de uma empresa oferecendo algo, uma boa idéia é entrar em contato com a companhia, através do site ou do telefone e perguntar se aquele e-mail é verdadeiro;
9 - Repare nos erros

Se receber um e-mail com erros grosseiros de gramática ou com figuras faltando, eis bons sinais de um e-mail falso. Empresas sérias tomam cuidado com estes pontos;
10 - Parece de verdade

Há e-mails falsos tão bem feitos, que copiam slogan, templates e até possuem links que apontam para o site verdadeiro. Mas as aparências enganam! Por isso, verifique o e-mail, mesmo sendo de uma empresa que você é cliente, como por exemplo, um provedor de internet.
Finalizando
Os e-mails falsos aparecem cada vez com mais freqüência. O objetivo é sempre ter informações do usuário, principalmente senhas de banco. Com as dicas acima, é possível escapar dessas verdadeiras armadilhas, mas a dica principal é ter bom senso. Nenhuma empresa oferece ofertas e serviços fantásticos gratuitamente e muito menos pedem para o usuário fazer um recadastramento por e-mail. Na dúvida, SEMPRE visite o site verdadeiro, que você conhece. E-mails são enviados pelos mesmos indivíduos que enviam SPAM, por isso é que tais mensagens podem chegar ao seu e-mail. Portanto, ao identificar um e-mail falso, não responda de forma alguma, caso contrário, você estará confirmando que seu e-mail é válido. Clicando aqui, você verá dicas para evitar SPAM. Tais dicas também são aplicáveis para evitar e-mails falsos.
Cuidados para evitar a infecção por vírus:
1. Não abra nenhum arquivo anexado a e-mail recebido de fonte desconhecida, suspeita ou não confiável.
2. Não abra nenhum arquivo anexado a e-mail a menos que você saiba o que é, mesmo que ele tenha sido enviado por conhecido seu. Certos tipos de virus podem se replicar automaticamente e se distribuir por e-mail. É melhor ser cauteloso do que se arrepender.
3. Não abra nenhum arquivo anexado a um e-mail cujo assunto (subject) seja questionável ou inesperado, mesmo que aparentemente seu título seja inocente.
4. Delete e-mails enviados através de correntes ou e-mails de propaganda forçada. Não os envie ou copie para ninguém. Esses tipos de e-mail não solicitados acabam, no mínimo, congestionando as redes de comunicação.
5. Não faça download de arquivos recebidos de estranhos. Seja cauteloso quando fizer downloads de arquivos disponibilizados na Internet. Tenha certeza de que a fonte é legítima e conhecida. Verifique se seu programa anti-virus está ativado para verificar os arquivos que você quer copiar.
6. Mantenha seu programa anti-virus atualizado regularmente. A cada mês surgem mais de 200 virus novos. Proteja-se acessando o site do fornecedor de seu anti-virus e fazendo o download das atualizações de versão.
7. Se você não quer correr riscos de infecção de seu microcomputador, vale a pena comprar um software anti-virus conhecido. Com a compra legal, você pode fazer as atualizações periódicas de versão, bastando para isso, informar, quando for o caso, o número de série de seu software.
8. Para escolher os programas mais conhecidos, acesso o site http://www.tucows.com/. Ou verifique os sites dos fornecedores mais conhecidos: http://www.norton.com/ ou http://www.mcafee.com/.
9. Antes de ler um disquete recebido de alguém, analise-o com o software anti-virus. As observações acima também valem para disquetes. Vários tipos de virus multiplicam-se automaticamente, inserindo-se nos arquivos copiados para disquete, sem que sejam percebidos.
10. Em caso de dúvida, não abra o arquivo anexado, não faça o download, não execute nenhum arquivo anexado e não coloque um disquete recebido de terceiros em seu microcomputador.

Nenhum comentário: